O Fruto Proibido não precisa de ser o mais apetecido - Reflexões sobre o Crescimento, este é o mote para o 3º Encontro Anual da APDJ, no dia 23 de março a partir das 9.30h no Auditório Passos Esmeriz, na Escola da Guarda Queluz.
É o momento por excelência para a Unidade Técnico Terapeutica partilhar com todos o trabalho que desenvolve diariamente.
No 1º Encontro partimos da raiz para refletirmos sobre a educação e a parentalidade; no 2º Encontro avançamos até ao tronco, esse pilar e trabalhamos a intervenção em contexto familiar. Este ano debruçamo-nos sobre o crescimento e todos os desafios associados.
A adolescência, esse casulo para o qual os miúdos entram e de onde sairão jovens adultos prontos, pelo menos assim se espera e é sobretudo por causa dessa duvida sobre o resultado final que tanta angustia se sente. Adolescente que se preze dá luta, contraria, opõe-se e resiste, nunca desiste.
O 3º Encontro Anual promoverá as reflexões sobre o Crescimento em 4 mesas diferentes:
Manhã
A Mesa 1 moderada pelo Prof. Dr. Nuno Colaço (Doutorado em Neuropsicologia e Presidente da Direção do Hapinez; nosso supervisor clinico e membro da comissão organizadora) receberá as comunicações: "NÃO ME APETECE FAZER NADA! Um Olhas Sistémico sobre a Adolescência" pela Drª Rita Machado (Psicologa Clinica e Terapeuta Familiar do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência do Hospital de Santa Maria) e "O ADOLESCENTE: A Criança Grande ou o Adulto Pequeno" pelo Dr Paulo Sargento (Psicólogo Clinico, Diretor da ERISA - Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches).
A Mesa 2 moderada pela Drª Maria de Lurdes Torre (Assistente Hospitalar Graduada de Pediatria e elemento do NHACIR do Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca) receberá as comunicações: "A CRIANÇA COM DIFICULDADES DE LINGUAGEM: Trabalho conjunto com a Família" pela Drª Joana Rombert (Terapeuta da Fala no Departamento de Pediatria Médica do Hospital de Santa Maria, formação em intervenção sistémica e terapia familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar) e "PERTURBAÇÕES DO NEURODESENVOLVIMENTO: Para Além do Diagnóstico e Terapeutica" pela Drª Barbara Salgueiro (Pediatra no Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, EPE - Consulta de Desenvolvimento da Criança e Adolescente do Hospital da Luz).
Tarde
A Mesa 3 moderada pela Drª Sandra Feliciano (Técnica de Serviço Social e Presidente da CPCJ de Sintra Oriental) receberá as comunicações: "O CONFLITO PARENTAL NA SEPARAÇÃO DOS PAIS: Estratégias e Efeitos na Adolescência" pelo Juiz Joaquim Manuel Silva (Juiz de Direito, especializado na área da Familia e Menores, no Juizo de Familias e Menores de Mafra, Comarca de Lisboa Oeste) e "A ADOLESCÊNCIA: O Risco e a Lei" pela Drª Susana Gomes Pereira (Coordenadora Equipa Tutelar Educativa 2 - Serviço DGRSP).
A Mesa 4 moderada pela Professora Maria José Claudino (Professora e Diretora do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva) receberá as comunicações "VALENTÃO, SIM OU NÃO? - Reflexões Acerca de Quem Perpetua a Violência" pela Drª Tânia Paias (Psicóloga Clinica e Diretora do Portalbullying) e "O Crescimento em Grupos Psicoterapêuticos de Jovens" pelo Dr. João Paulo Ribeiro (Psicólogo Clinico e da Saúde, Psicodramatista, Especialista em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses).
Depois de termos deitado a semente, deixado a raiz crescer e o tronco servir de pilar ao crescimento, tempo de colher os frutos. E será a não perder, seguramente.
Informações pelos contactos habituais: 21 436 97 10 | 96 461 37 30
Sem comentários:
Enviar um comentário